terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Seminário desperta a administração interna

O Seminário de Administração e Programas Humanitários realizado neste ultimo final de semana na cidade de Cândido Mota, pelo Distrito 4510 de Rotary International, na região centro oeste do interior do Estado de São Paulo, chamou a atenção dos clubes para a importância de trabalhos específicos quanto a administração interna para tornar o clube cada vez mais eficaz e eficiente como deseja o Rotary International. “Infelizmente são poucos os clubes que dão importância para esta comissão”, reconheceu o Governador do D 4510 de RI, o advogado Ricardo de Maio Bermejo, associado do Rotary Club de Assis-Norte. “Um clube só se desenvolve se tiver os associados envolvidos com o próprio clube”, ressaltou o coordenador da Comissão Distrital de Administração, o empresário Cleuto José Magnani, associado do Rotary Club de Pederneiras.


As responsabilidades da comissão de administração de um Rotary Club foram destaques neste encontro principalmente pelo próprio coordenador distrital como pelo Governador Assistente, o advogado Antônio Marcos Marroni, associado do Rotary Club de Cândido Mota. “As reuniões devem ser atrativas e bem organizadas”, disse o governador assistente. “A comissão tem que saber o que faz e para que serve”, apontou Cleuto José Magnani, que esteve como Governador do D4510 de RI, na Gestão 2007-08. “O Planejamento Estratégico é o plano de ação discutido pelo clube para saber os motivos do trabalho interno”, ensinou o policial militar, Marcos Antônio Carchedi, associado do Rotary Club de Marília-Tradição.

A importância do Conselho Diretor e a comunicação interna foram outros dois assuntos de grande importância no evento. “O novo manual de procedimentos editado em 2013 ampliou a participação do Conselho Diretor dentro do clube”, alertou o policial civil João Evangelista Pereira, associado do Rotary Club de Lucélia ao expor detalhes sobre o Conselho Diretor baseado no Manual de Procedimentos do Rotary International. “O Regimento Interno e o Estatuto estão cada vez mais necessários dentro do clube”, ressaltou o experiente rotariano ao explicar com riqueza de detalhes sobre as novas normas. “A comunicação é vital para que a organização prevaleça”, ensinou Márcio Cavalca Medeiros, associado do Rotary Club de Marília-Pioneiro. “Hoje os aparelhos telefônicos, a Internet e os boletins informativos são instrumentos de grande validade neste sentido”, disse o rotariano que esteve como Governador do D4510 de RI, na Gestão 2011-12.

O evento realizado no Clube Recreativo Bandeirante de Cândido Mota reuniu centenas de rotarianos do Distrito 4510 de Rotary International, oportunidade em que o Governador Distrital, organizou uma homenagem ao Rotary International, pela passagem dos 109 anos de existência da organização mundial. “Não poderíamos deixar passar em branco tão importante data, principalmente por cair no mesmo dia do nosso evento, o dia 23 de fevereiro”, disse Ricardo de Maio Bermejo que simbolicamente apresentou um bolo de aniversário e aplausos a todos os participantes. “A humanidade precisa do Rotary, e o Rotary somos nós”, resumiu Ricardo de Maio Bermejo ao celebrar a comemoração da data juntamente com os mais de 200 rotarianos presentes no seminário distrital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário